terça-feira, 26 de junho de 2007

Festa junina nas escolas: Parabéns pelo show de criatividade!

Toninho Evangelista – vereador pelo PT


Você sabia que a origem do nome junina, não se refere ao mês de junho. A etimologia da palavra “junina” vem de Juno, deusa da fertilidade, cultuada pelos grego-romanos na antiguidade. Juno era esposa e irmã de Júpiter e as mulheres buscavam sua proteção por intermédio de rituais sagrados em torno de uma fogueira (acesa para anunciar o solstício de verão, dia mais longo do ano no hemisfério norte) para que a colheita fosse um sucesso, os casamentos fortalecessem as relações entre os casais, a gravidez se desenvolvesse sem problemas e os filhos povoassem o mundo com saúde.
As festas juninas continuam com um poder mágico de reavivar velhas tradições, reforçar nossos laços de origem e recriar a caminhada de nossos antepassados.
Não há quem não se contagie com a alegria das festas juninas. Muita dança e brincadeiras, regadas à comidas típicas e bebidas como o quentão e o ponche à brasileira. Passar o mês de junho sem "pipocar" nestas animadas festividades, é deixar de viver momentos felizes de pura descontração.
Nossas escolas municipais e estaduais estão dando novamente um show de criatividade na preparação das festas nas escolas. Quero deixar meu carinhoso abraço a todas as professoras, professores, diretores e diretoras, é claro, que não poderia deixar de me lembrar de todos os profissionais administrativos e técnicos que dão suporte ao educador, pela dedicação para garantir a tradicional Festa Junina, tão valiosa em nossa história. Parabéns!

Um comentário:

Anônimo disse...

LEIAM COM SUBJETIDADE ESSA MATÉRIA! OBSERVEM QUE AS FESTAS JUNINAS SÃO PARA JUNO, UMA DEUSA GREGA. AS IGREJAS CRISTÃS ESTÃO TRAZENDO PARA SEUS TEMPLOS FESTAS PAGÃS, DEUS NÃO HABITA EM MISTURAS...........