quarta-feira, 29 de agosto de 2007

“MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO AO PLEBISCITO POPULAR “A VALE É NOSSA”

Na mesma terça-feira (28/08), o Vereador Toninho Evangelista, apresentou, também, a segunda moção na Sessão da Câmara, a “MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO AO PLEBISCITOPOPULAR “A VALE É NOSSA”.

Segue o trecho da Moção:

“Durante a semana da pátria, de 01 a 09 de setembro, os movimentos sociais, diversas Igrejas e o Movimento Sindical, realizarão o Plebiscito Popular, denominado de "A Vale é nossa", no qual os brasileiros e brasileiras poderão opinar sobre o destino da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD). O referendo é parte da campanha de mesmo nome, que vem sendo realizada em todo o Brasil, para a reestatização da empresa.
"A Vale do Rio Doce foi privatizada em 06 de maio de 1997, sob o governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso, por 3,3 bilhões de dólares, em uma ação que passou por cima da própria Constituição Federal. Criada na década de 40 com recursos do Tesouro Nacional, a Vale tem um patrimônio avaliado em cerca de 100 bilhões de dólares. O lucro da empresa acumulado, entre 1998 a 2006, soma 32 bilhões de reais".
O Plebiscito Popular está sendo formatado sob quatro pontos definidos durante a Assembléia sobre os quais a população brasileira deverá se manifestar. São eles: a anulação do leilão da venda da Vale do Rio Doce; a questão da energia (pela qual as famílias brasileiras pagam oito vezes mais caro do que as empresas); o não pagamento das dívidas externa e interna que inviabilizam investimentos sociais mais sérios; e a proposta de Reforma da Previdência, que retiraria vários direitos adquiridos.
O plebiscito acontece como uma ação concreta do Grito dos Excluídos e Excluídas, movimento que teve origem em 1995, em 170 cidades no Brasil e logo se firmou na agenda anual das pastorais e movimentos sociais. Nos últimos anos, o grito tem acontecido em mais de 1500 localidades do país. “

Nenhum comentário: