quinta-feira, 23 de agosto de 2007

“MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO À MARCHA DAS MARGARIDAS”,



O Vereador Toninho Evangelista apresentou nesta terça (21/08), na Sessão da Câmara, a “MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO À MARCHA DAS MARGARIDAS”, que foi aprovada pelos nobres vereadores desta casa.

Segue um trecho da moção:

“Lugar de mulher trabalhadora camponesa é em todo lugar”,
inclusive nos espaços de decisão.”
Ao longo do desenvolvimento da humanidade, as mulheres foram responsáveis por manter a diversidade de plantas, grãos, ervas medicinais, sementes, entre outras coisas indispensáveis à sobrevivência humana. Foram as mulheres que sempre garantiram a produção do alimento, condição básica para o auto-sustento das famílias.

Entre essas mulheres de luta, destaca-se Margarida Maria Alves. Mulher de luta e aguerrida. Nascida em Alagoa Grande, Paraíba (região Nordeste do Brasil), foi a primeira mulher a ocupar a presidência de um sindicato no Estado. Sempre muito atuante na luta pela reforma agrária, fundou o Centro de Educação e Cultura do Trabalhador Rural no município paraibano. Em uma gestão que durou mais de 12 anos, a líder sindical moveu mais de 600 ações trabalhistas contra usineiros e senhores de engenhos da região.

No dia 12 de agosto de 1983 foi morta com um tiro no rosto na frente de seu filho de apenas 10 anos de idade, em sua própria casa. O principal acusado do assassinato, o fazendeiro José Buarque Gusmão Neto, conhecido como Zito Buarque, conseguiu ser absolvido pelo Tribunal de Justiça, em João Pessoa. Até hoje o caso segue impune.

Como forma de protesto, entidades como a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Agricultura, Central Única dos Trabalhadores, Movimento dos Sem Terra, Comissão Pastoral da Terra, Marcha Mundial das Mulheres, entre outras, organizam anualmente a Marcha das Margarida. Neste ano, o evento acontece nos dia 21 e 22 de agosto, na cidade de Brasília.

Nenhum comentário: