quarta-feira, 26 de setembro de 2007

“MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO AO CONSELHO MUNICIPAL DO IDOSO”

O Vereador Toninho Evangelista apresentou nesta terça (25/09), na Sessão da Câmara, a “MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO AO CONSELHO MUNICIPAL DO IDOSO”, que foi aprovada pelos nobres vereadores desta casa.
Segue um trecho da moção:
O Dia Nacional do Idoso 27 de setembro foi criado no ano de 1999 pela Comissão de Educação do Senado Federal com o objetivo de refletir a respeito da situação do idoso no País, seus direitos e dificuldades.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), por volta de 2025, pela primeira vez na história, haverá mais idosos do que crianças no planeta. A população está ficando cada vez mais velha.
O Brasil, que já foi celebrado como o país dos jovens, tem hoje cerca de 13,5 milhões de idosos, que representam 8% da população. Em 20 anos, o País será o sexto no mundo com o maior número de pessoas idosas. O dado serve de alerta para que o governo e a sociedade se preparem para essa nova realidade não muito distante. (Jornal A Voz da Serra).
Hoje os principais problemas enfrentados pelos idosos no dia-a-dia são: a perda de contato com a força de trabalho, a desvalorização de aposentadorias e pensões, a depressão, o abandono da família, a falta de projetos e de atividades de lazer, entre outros.
Nossa sociedade ainda trata com muito preconceito às pessoas idosas. Por outro lado, várias iniciativas vem sendo criadas seja pelos governos municipais, estaduais e federal no sentido de dirimir tal problemática. E a cidade de Hortolândia tem desenvolvido um belo trabalho através da Secretaria de Cidadania com o Projeto Melhor Idade e do Clube da Melhor Idade. Iniciativas no sentido de tirar a pessoa idosa de seu isolamento, de sua solidão, com atividades, oficinas, ginásticas, passeios, festas e incentivando a interação com outras áreas.
Sem contar a vida dinâmica que o Conselho do Idoso vem tendo ao longo destes anos em nossa cidade que no próximo dia 27 de setembro a nova diretoria toma posse para continuar o trabalho que vêem desenvolvendo.

Nenhum comentário: