quarta-feira, 17 de outubro de 2007

“MOÇÃO DE APELO AO GOVERNO FEDERAL PARA ANULAÇÃO DO LEILÃO DE PRIVATIZAÇÃO DA CIA VALE DO RIO DOCE”

O Vereador Toninho Evangelista apresentou nesta terça (16/10), na Sessão da Câmara, a “MOÇÃO DE APELO AO GOVERNO FEDERAL PARA ANULAÇÃO DO LEILÃO DE PRIVATIZAÇÃO DA CIA VALE DO RIO DOCE” que foi aprovada pelos nobres vereadores desta casa.
Segue um trecho da moção:
"Na semana da pátria, entre os dias sete e nove de setembro, os movimentos sociais, as diversas Igrejas e o Movimento Sindical, realizaram o Plebiscito Popular "A Vale é nossa", no qual os brasileiros e brasileiras puderam opinar sobre o destino da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD).
O plebiscito trazia, entre outras, a seguinte questão: A Vale deve continuar nas mãos do capital privado? Dos três milhões setecentos e vinte e nove mil quinhentos e trinta e oito brasileiros e brasileiras que participaram do plebiscito, sobre a anulação do leilão de privatização da Companhia, 94,5% disseram Não a essa pergunta.
O resultado do plebiscito foi divulgado, no plenário 9 da Câmara dos Deputados, em Brasília, pelas 64 organizações do movimento social brasileiro, que participaram das mobilizações, no último dia 9 de outubro.
Na cidade de Hortolândia, o comitê também foi organizado por várias entidades e organizações. Foram contabilizados um total de 4.057 (quatro mil e cinqüenta e sete) votos, sendo, 3902 (três mil novecentos e dois) dizendo Não à privatização da Vale.
Ao nosso ponto de vista, o plebiscito, da forma como foi realizado, é um instrumento importante para avaliar a opinião da população sobre determinado tema. E neste curto período de tempo, o debate sobre a legalidade da privatização da companhia foi levado para vários cantos do Brasil. No entanto, pode-se perceber que muitos brasileiros e brasileiras desconheciam esta temática. Este fator está diretamente ligado a pouca divulgação feita pelos meios de comunicação que, segundo nossa análise, não tiveram a menor intenção de fazer chegar este tema à toda comunidade brasileira, contrariando, assim, uma das premissas dos meios de comunicação que consistem em divulgar assuntos de interesse público.
Mesmo assim, a comissão organizadora avaliou como importante o resultado obtido. E sendo uma de nossas atribuições fazer chegar aos poderes públicos a vontade popular é que tomamos a iniciativa de apresentar a referida moção. "

Nenhum comentário: