quarta-feira, 5 de março de 2008

“MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

O Vereador Toninho Evangelista apresentou nesta terça (04/03), na Sessão da Câmara, a “MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER sendo aprovada pelos nobres vereadores desta casa.
Segue um trecho da Moção:
Esse dia tem história!

O Dia Internacional da Mulher foi criado na II Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, em 1910. Até o ano de 1921, a data era celebrada em diferentes dias, a partir do ano de 1922 passa a ser celebrada mundialmente no dia 8 de março, data em que as operárias russas dão início às mobilizações da Revolução de 1917.
O dia 8 de Março é um dia de luta em todo mundo por igualdade, autonomia e soberania popular!
A Marcha Mundial das mulheres retoma este grito coletivo a partir do ano de 2000, onde faz uma caminhada por Pão e Rosas contra a pobreza e a violência e institui uma coordenação internacional.
A Marcha se propõe não só a defender bandeiras, mas em buscar mecanismos de formação política, debates, seminários e criar vários espaços para que a cada dia mulheres e homens tomem consciência da importância da organização e mobilização das mulheres e juntos possamos construir um mundo mais justo e fraterno:
“Queremos um mundo sem as guerras, a violência, a dominação dos povos,
a concentração de riquezas, as relações de opressão,
exploração, exclusão social, discriminação, racismo
e a destruição da natureza que nos desumaniza e rouba nosso futuro.”

As mulheres sonham com um mundo melhor e mais humano e acreditam que o dia 8 de Março é um momento especial para que as autoridades locais, estaduais, nacionais e internacionais se voltem para esta problemática. Muito já foi conquistado, mas ainda é necessário enfrentar a divisão de tarefas domésticas, o salário diferenciado entre homens e mulheres que cumprem a mesma função, a violência doméstica que deve ser combatida com políticas públicas adequadas, o silêncio diante da violência contra meninas, adolescentes e idosas, a sutil discriminação racial, principalmente das mulheres negras, que recebem 40% a menos que as mulheres brancas por trabalho igual, entre outros.
Não podemos nos calar diante de fatos gritantes como este, em que o Parlamento Metropolitano da Região de Campinas denunciou na defesa das mulheres encarceradas nossa região. Segundo dados oficiais, o espaço na cadeia de Monte Mor comportaria 12 (doze) detentas, no entanto, contavam em 119 (cento e dezenove). Depois da repercussão na mídia regional a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária transferiu várias detentas nos últimos dias, além da notícia que a cadeia de Monte Mor será interditada para adequar as normas oficiais.
São saídas importantes, mas é necessário nos atentarmos se este problema não está saindo de nossos olhos e sendo transferido para um outro município, para onde foram transferidas estas detentas? Qual a situação que estão nestes outros espaços?
O dia 8 de março contribui para uma reflexão a dura realidade das mulheres é também um dia de mobilização e celebração dos avanços e conquistas.

Nenhum comentário: