sexta-feira, 18 de abril de 2008

Hortolândia promove ações para reduzir o índice de gravidez na adolescência

A Secretaria de Saúde e a FAC realiza grupos para orientação e prevenção em saúde.

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde, realiza ações de promoção à saúde para adolescentes com o propósito de reduzir o índice de gravidez na adolescência e oferecer conhecimentos, por meio de uma parceria com a FAC - Faculdades Comunitária de Campinas.

A Unidade Básica de Saúde do Jardim Amanda, desde janeiro se tornou campus de estágio para os acadêmicos em enfermagem da FAC, o que possibilita terem conhecimento sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e poderem aplicar seus conhecimentos na comunidade.

A inserção dos acadêmicos viabilizou o desenvolvimento de atividades voltada aos adolescentes e na elaboração de um projeto junto ao Programa de Saúde do Adolescente, coordenado pela médica pediatra, Mônica A. Cirino de Macedo. "É uma das prioridades da Secretaria de Saúde desenvolver ações voltadas às necessidades dos adolescentes, entre elas a redução da vulnerabilidade dos jovens às DST e a gravidez não planejada" , diz a coordenadora do programa.

Dados da Secretaria de Saúde informam que em 2006, na região do Jardim Amanda, haviam 135 gestantes de 10 a 19 anos. Já em 2007 este número saltou para 204 gestantes da mesma faixa etária, tendo um aumento de 51,5%.

Segundo a coordenadora da Unidade Básica de Saúde do Jardim Amanda, Giselle Ogalha, o projeto possibilitou aos acadêmicos desenvolverem grupos de orientação e prevenção para os adolescentes.

"Devido a uma crescente demanda de adolescentes grávidas na região do Jardim Amanda. A implantação do projeto beneficia não somente aos acadêmicos, mas, principalmente, nossos adolescentes quanto a sua a própria saúde" , afirma a coordenadora.

Os grupos realizados pelos acadêmicos sobre saúde dos adolescentes também foram desenvolvidos na Escola Estadual Eliseo Marson, no Jardim Amanda I, com alunos de 7ª à 8ª série. Quanto aos temas abordados ficam a critério de escolha dos próprios adolescentes.

De acordo com a coordenadora, com a iniciativa dos trabalhos na unidade de saúde e também na escola, houve uma maior procura dos jovens pela unidade de saúde.

A Faculdade de enfermagem da FAC designa seis acadêmicos que se revezam a cada mês para realizarem os grupos e um professor orientador.

O funcionamento do grupo é de terças e sextas-feiras na unidade básica de saúde no Jardim Amanda, das 8 às 12 horas, e na escola é realizado uma vez por mês. A duração dos encontros é em média de uma hora.


Fonte:http://www.portalnovidade.com.br/noticias/2008/abril/noticia_15_abril_5005.html

Um comentário:

Anderson disse...

gostaria de conversar com o secretário da saúde, mas não conseguí o end. dele, pois ele aprontou feio com meu filho q é cadeirante. vc pode me ajudar?