segunda-feira, 28 de abril de 2008

Mobilidade Urbana

Prefeitura, Rotary e Aciah defendem
Bilhete Único
em Hortolândia

Sistema de bilhetagem eletrônica garante
transporte coletivo mais barato à população

A presidente do Rotary Club de
Hortolândia, Terezinha Prataviera,
durante palestra com Zarattini
Foto: Divulgação

Com apoio da Prefeitura, o Rotary Club de Hortolândia iniciou a discussão para a implantação do Bilhete Único no município, cartão de bilhetagem eletrônica que permite ao passageiro fazer várias viagens de ônibus, durante determinado tempo, pagando o preço de uma passagem. O sistema é indicado para quando o Corredor Metropolitano estiver em operação. As vias expressas de ônibus vão interligar Hortolândia a seis cidades da região, além de integrar bairros por meio do transporte coletivo. O assunto foi debatido, na semana passada durante a Palestra Mobilidade Urbana, ministrada pelo deputado federal Carlos Zarattini, ex-secretário de Transportes da cidade de São Paulo.

O prefeito Angelo Perugini defende a implantação do Bilhete Único e já discute com a EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbano), responsável pelas obras do Corredor Metropolitano, a implantação do sistema. “A EMTU tem interesse em adotar o Bilhete Único, contamos com apoio das empresas de ônibus e, com certeza, o apoio da comunidade é muito importante para a concretização da proposta, que significará passagem de ônibus mais barata”, afirma Perugini.

De acordo com a diretora do Rotary, Terezinha Prataviera, o objetivo do evento é discutir políticas públicas para melhorar a mobilidade urbana em Hortolândia, um município em pleno desenvolvimento econômico. “As obras do Corredor estão em andamento. É hora de discutir como fica a questão da tarifa para utilizar o sistema. Então chamamos a comunidade, empresários e o poder público para discutir a implantação do Bilhete Único”, disse Terezinha que participou do evento junto com vice-presidente do Rotary, Airton José Dias.

Segundo os organizadores, a palestra reuniu cerca de 250 pessoas. A deputada estadual Ana Perugini acompanhou o encontro. Além da Prefeitura, a Aciah (Associação Comercial Industrial e Agropecuária de Hortolândia) apóia a implantação do Bilhete Único. De acordo com o presidente da entidade, Paulo Beleboni, o sistema facilitaria o deslocamento das pessoas dentro da cidade e evitaria a fuga de consumidores para os centros comerciais de outras cidades da região.

“Apoiamos o Corredor Metropolitano porque acreditamos que o sistema vai integrar os bairros de Hortolândia por meio do transporte coletivo e melhorar o transporte interno. O bilhete único tornaria barato o deslocamento das pessoas dentro da cidade”, avalia Beleboni.

SUCESSO
O Bilhete Único foi implantado na cidade de São Paulo, durante a administração da ex-prefeita Marta Suplicy. O sistema é aprovado pela população que passou a pagar uma única tarifa para fazer, quantas viagens precisar, no período de duas horas.

Fonte:http://www.portalnovidade.com.br/noticias/2008/abril/noticia_28_abril_5121.html




Nenhum comentário: