segunda-feira, 28 de maio de 2012

Avaliação da Campanha da Fraternidade 2012 - Regional Sul I da CNBB



Aconteceu em Itaici o Encontro Estadual de Avaliação da CF 2012 do Regional Sul I, que contou com 72 representantes diocesanos, podemos destacar a presença de Dom Fernando Legal (Bispo de referência da CF no Regional), Dom Airton José dos Santos (Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Campinas) que participou da abertura do evento, Pe. Cícero Soares (coordenador....) e o secretário executivo da CF no Regional Sr. Toninho Evangelista que coordenou os trabalhos durante o período do evento. Pe. Nelson (sub secretário do regional) também esteve no encontro representando a presidência do Regional Sul I.
Estiveram presentes os assessores: Sr. Nelson Rodrigues do Santos, Doutor e professor em Medicina Preventiva e Social da UNICAMP e também presidente do Instituto de Direito Sanitário Aplicado (IDISA), bem como o Sr. Carlos Signorelli, Mestre em urbanismo, professor, filósofo, membro da Comissão de Fé e Política do Regional Sul I, cabe salientar que o mesmo foi presidente do CNLB e atualmente exerce assessoria do laicato em todo Brasil.  Ambos assessoraram o Encontro Estadual.
Com muita propriedade os assessores conduziram o principal eixo de reflexão do encontro, que tinha como pressuposto fazer um olhar interno e externo em relação ao desenvolvimento da CF 2012 na Igreja e sociedade, sendo que este mesmo olhar avançaria em relação as políticas públicas de saúde em nosso país.   
O modelo de atenção que vigora em nossa sociedade é o da “oferta” devido a falta de uma consciência social dos Direitos Humanos Básicos; falta de um processo civilizatório e, um conjunto de valores sociais; ausência do exercício de uma “Democracia Política” que vigore os quatro anos do mandato vigente.” Afirmou Dr. Nelson quando versava sobre o modelo de atenção que vigora em nossa sociedade em relação à saúde pública. 
Caminhando com o coração, Carlos Signorelli apresentou o caminho feito pela Igreja nestes quase cinquenta anos de Campanha da Fraternidade e nele o seu compromisso com a sociedade e o Reino de Deus, ao afirmar “A Campanha da Fraternidade é o espaço para avançarmos na formação de uma consciência crítica de todos os cidadãos, inclusive daqueles e daquelas que não professam a mesma fé, mas têm responsabilidade social para com a humanidade, por tanto a Campanha da Fraternidade deve ser assumida por toda a sociedade, mas naturalmente que deve ser destaque em todos os “espaços” do catolicismo principalmente nos momentos das homilias do período litúrgico quaresmal, nele é importantíssimo esse destaque. Neste período há um número significativo de pessoas sensibilizadas à conversão, portanto a liturgia quaresmal nos oferece elementos para avançarmos em águas mais profundas” e nelas fazer a “saúde se difundir sobre a terra”. O Sr Carlos Signorelli ao fazer esta afirmação respondeu a um dos apontamentos apresentados no processo de avaliação da Campanha da Fraternidade, que reconhece que ainda não há um pleno engajamento do clero na dinamização da Campanha.
 Sr. Toninho Evangelista apresentou os resultados das avaliações que chegaram a equipe de coordenação, e por meio de uma plenária processante acolheu os apontamentos apresentados pelos representantes diocesanos que haviam se reunido para discutir as necessidades relacionadas a saúde pública nas respectivas sub região. Em decorrência das ações, foi proposto um relatório regional a ser apresentado aos Bispos do Regional Sul I e posteriormente encaminhado para a equipe nacional da Campanha da Fraternidade, que neste ano tem como objetivo formular um relatório nacional sobre as discussões e apontamentos da saúde pública em consonância com a Campanha da Fraternidade 2012. A equipe Nacional da Campanha da Fraternidade quer oferecer ao Ministério da Saúde a contribuição da Igreja em relação a Saúde Pública e assim possibilitar que a “Saúde se difunda sobre a terra”.            

Nenhum comentário: